Analise de Filme

 


Para Wong Foo. Obrigado por tudo!

Julie Newman

 

A obra selecionada por mim foi um filme feito em 1995 que se passar em New York e termina em uma cidade pequena no meio do nada.

A história trata-se de 2 drag queens que ao ganhar um concurso de melhor drag da cidade, ganha um prêmio de participar do concurso estadual em Hollywood. Quando estão se dirigindo para lá na mesma noite encontram transtornada Chichi uma drag desqualificada e mal trapilha que sonha em ser a GRANDE estrela drag. Vida uma das ganhadoras se compadece da situação e junto com sua parceira, levam Chichi a uma viagem inesquecível.

Cheio de pontos sociais a serem abordados o filme traz leveza em falar sobre a discriminação e abuso físico para com as mulheres trans e cis.

Seu ponto crucial implícito no filme é que as pessoas que se identificam com o gênero ou sou são do grupo LGBT não são o que uma marca diz, antes de tudo são pessoas com personalidades próprias, caráter e sofrimentos internos e externos.

No filme os pontos sociais citados são:

- Abuso sexual por meio de um homem contra a mulher trans onde a consciência individual do indivíduo acha que por ela ser Drag queen ou mulher trans ela está disponível ou trabalha como uma prostituta, ou simplesmente porque ele a desqualifica como pessoa.

- Abuso físico e moral contra as mulheres da cidade. Uma consciência individual é aplicada por um único homem onde todos aderem, onde as mulheres não podem ser livres para se vestir e até mesmo cozinhar, mas com a chegada das meninas drags tudo modifica porque, mulheres trans e mulheres cis descobrem juntas que podem ser felizes com elegância, forca de caráter e educação acima de tudo.

- Preconceito social e familiar é apresentado de forma mais tímida, onde a família de uma das personagens nem se quer falar com ela, e ao passar do filme ela entende que ela não pode depender da aceitação das pessoas da família para ser uma pessoa aceitável a sociedade. Elas também enfrentam o preconceito social, mas tiram de letra, mantendo o máximo possível delas a discrição, a elegância, a educação e se posicionando como pessoas e não como um determinado gênero.

As Drag entendem que a personalidade correta baseadas em regras e culturas podem ser moldadas e criadas formas de cultura que não fere a moral e os bons costumes, mas deixando as coisas mais alegres, que o caráter está acima de qualquer identidade de aceitação.

E ao final de tudo a drag Chichi enfim se torna alguém que é aceitação ao seu meio, com elegância e coerência, assim pertencendo a seu grupo, pois do seu modo de vida que levava antes também a excluía do seu grupo que ela achava que pertencia. Por isso que digo que ser e pertencer a alguma coisa ou lugar pode ser moldado, mas não ferir a moral e bons costumes (com licença, obrigada, por favor...)


Comentários

Postagens mais visitadas