Compartilhe!!

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. (Mahatma Gandhi)

domingo, fevereiro 20, 2011

TEVE UM PROJETO?
A cola do verme aquatico


Cirurgioes usam pinos, placas e parafusos para reparar ossos quebrados,mas esses objetos são muito volumosos para serem usados em fragmentos menores de ossos. Ate pouco tempo atras, os pesquisadores nao conseguiam desenvolver um adesivo que se solidificasse no ambiente umido do corpo humano. Eles descobriram uma possıvel solucao ao estudar o verme aquatico Phragmatopoma californica. Analise o seguinte: Esse verme aquatico constroi sua casa tubular debaixo d'agua usando partıculas de areia e de conchas. Cada partıcula e ligada a outra com um pouco de cola, produzida por uma glandula no torax
do animal. Essa cola e superior aos adesivos usados atualmente pelo homem. Ela contem uma combinacao unica de proteınas que, quando misturadas, fazem a cola se solidificar debaixo d’agua — e bem rapido! Esse verme aquatico tem sido chamado de pedreiro habilidoso, e por bons motivos. Russell Stewart, da Universidade de Utah, diz que esse pequeno animal resolveu “problemas complexos de aderencia”.
Pesquisadores fizeram versoes sinteticas dessa cola que sao ate mais potentes que a versao original. A cola
que finalmente for usada nas salas de cirurgia tambem precisar a ser biodegradavel para que se dissolva `
a medida que o osso quebrado se recupera. Se for constatada sua eficacia em humanos, ser a um grande avanco da medicina. O que voce acha? Ser a que a inigualavel cola do verme aquatico surgiu por acaso? Ou teve um projeto?

Fonte: www.jw.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário